Pênis

   O pênis é formado por três partes cilíndricas de tecido erétil: dois corpos cavernosos (dorsais) e um corpo esponjoso (ventral), também chamado de corpo cavernoso da uretra, por envolver a uretra peniana. Na extremidade distal, o corpo esponjoso se dilata formando a glande. Cada cilindro é revestido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso, a túnica albugínea. Nos corpos cavernosos, essa túnica é espessa e resistente, com pontos de comunicação entre os dois lados.

    Internamente, os tecidos eréteis contêm espaços venosos separados por trabéculas de fibras conjuntivas e células musculares lisas. No centro dos corpos cavernosos passa a artéria peniana central, responsável pela irrigação.

   O corpo esponjoso possui túnica albugínea mais delgada e envolve a uretra, que é revestida por epitélio pseudoestratificado colunar, tornando-se estratificado pavimentoso na glande. Ao longo da uretra estão presentes as glândulas de Littré, produtoras de muco.

   A pele do pênis é fina, com uma bainha de tecido conjuntivo frouxo, sem hipoderme. O prepúcio, dobra retrátil que cobre a glande, contém tecido conjuntivo, músculo liso e glândulas sebáceas.