Ducto deferente
O ducto deferente é um tubo muscular de parede espessa que transporta os espermatozoides da cauda do epidídimo até o duto ejaculatório. Possui luz estreita e irregular, com mucosa pregueada longitudinalmente e revestida por epitélio colunar pseudoestratificado com estereocílios, sustentado por uma lâmina basal sobre tecido conjuntivo frouxo fibroelástico.
Sua camada muscular é espessa e composta por três camadas de músculo liso: longitudinal interna, circular média e longitudinal externa. Essa musculatura realiza contrações peristálticas intensas durante a ejaculação, auxiliando na propulsão do sêmen.
Na porção terminal, do ducto deferente se dilata formando a ampola, região com epitélio mais espesso e altamente pregueado. Próximo à próstata, a ampola se une à vesícula seminal e forma o ducto ejaculatório, cuja mucosa mantém características semelhantes às do duto deferente, porém sem camada muscular ao redor. Além disso, o ducto deferente compõe o cordão espermático, junto com a artéria testicular, o plexo pampiniforme (rede venosa) e nervos associados.