Língua

   A língua é formada por músculos esqueléticos cobertos por uma mucosa, cuja aparência muda conforme a região. Suas fibras musculares se cruzam em várias direções e são envolvidas por tecido conjuntivo, o que faz com que a mucosa fique bem aderida à musculatura. A parte inferior da língua é lisa, enquanto a parte superior (dorsal) é irregular e recoberta por pequenas elevações chamadas papilas.

   Na parte posterior, há uma região em forma de “V” que separa os dois terços anteriores da língua do terço posterior, onde se encontram nódulos linfáticos e as tonsilas linguais, responsáveis pela defesa local.

Papilas linguais: São elevações da mucosa que têm diferentes formas e funções

  • Filiformes: numerosas, finas e pontiagudas; têm função mecânica (fricção) e não possuem botões gustativos.
  • Fungiformes: em forma de cogumelo, espalhadas entre as filiformes; possuem poucos botões gustativos.
  • Foliadas: pouco desenvolvidas em humanos; formam pregas paralelas nas laterais da língua e contêm muitos botões gustativos.
  • Circunvaladas: grandes e circulares (7 a 12), localizadas na parte posterior da língua; são cercadas por um sulco onde glândulas serosas (de von Ebner) liberam secreções que limpam os botões gustativos e contém lipase lingual, uma enzima que ajuda na digestão de gorduras.

 

 

Nesta imagem é possível observar as papilas linguais.

 

 

 

 

 

Nesta imagem é possível observar a glândula parótida.

 

Nesta imagem é possível observar a glândula sublingual.