Tubas uterinas
Denominadas, antigamente, de trompas de Falópio, as tubas uterinas são dois tubos musculares caracterizados por uma considerável mobilidade, medindo, cada um, aproximadamente 12cm de comprimento.
É subdividida em 4 regiões:
- Parte uterina ou intramural: Região mais medial a qual atravessa a parede do útero para se abrir no interior deste órgão;
- Istmo da tuba: Região mais delgada;
- Ampola da tuba uterina: Entre o Istmo e o Infundíbulo;
- Infundíbulo: Região de extremidade a qual possui prolongamentos em forma de franjas (fímbrias) e abre-se na cavidade peritoneal próximo ao ovário.
A parede da tuba uterina é composta de três camadas:
- Camada mucosa: Porção com muitas pregas longitudinais, principalmente na região da Ampola, assemelhando-se a um labirinto. Quanto mais perto do útero, menores são essas dobras, até serem reduzidas a protuberâncias pequenas como o que é visto na região intramural. Ali, a superfície interna da mucosa será quase lisa. A mucosa terá um revestimento de epitélio colunar simples e lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo. O epitélio é composto por células ciliadas e secretoras. Os cílios possuem a função de executar o batimento ciliar em direção ao útero, contribuindo para a movimentação de uma película de muco e do ovócito ou do zigoto para o útero. Tal movimento impossibilita a passagem de microorganismos do útero para a cavidade peritoneal. Quanto à película de muco, a sua formação será garantida pelas células secretoras e possuem a capacidade de nutrir e proteger o ovócito, bem como contribuir para a capacitação do espermatozoide.
- Camada muscular: Porção de músculo liso com camada interna circular espessa e externa longitudinal delgada. Esse segmento tem função ativa na contração para os movimentos peristálticos que irão locomover o ovócito ou o zigoto na tuba uterina, mas também, que serão responsáveis pelo movimento que aproximará as fímbrias do ovário para a captação do ovócito.
- Camada serosa: Formada por um folheto visceral de peritônio (Tecido conjuntivo frouxo + epitélio simples pavimentosos), protegendo e revestindo externamente o órgão.