Útero
De formato piriforme, o útero é o local de desenvolvimento do embrião e do feto e está dividido em fundo (porção superior), corpo e colo (porção inferior e estreitada).
A parede uterina é dividida em 3 camadas:
- Endométrio: Caracterizado por um epitélio colunar simples (com células ciliadas e secretoras) e uma lâmina própria com glândulas tubulares simples. O endométrio tem duas camadas principais: a camada basal, sendo próxima ao miométrio, mais profunda e quase inalterada durante o ciclo menstrual e a camada funcional, a qual sofre mudanças durante o ciclo menstrual. A camada funcional é irrigada por artérias chamadas espiraladas e é afetada por alterações nos níveis sanguíneos de Estrogênio e Progesterona, enquanto a camada basal é irrigada por artérias retas. O ciclo endometrial é constituído pelas fases: menstrual (com descamação da camada funcional); proliferativa (com atuação do Estrogênio e visualização de glândulas retas de luz estreita) e secretória (com atuação da Progesterona e visualização de glândulas tortuosas com luz dilatada).
- Miométrio: É o segmento mais espesso do útero. Caracterizado pela presença de quatro camadas de músculo liso, sendo a primeira e a quarta camada compostas principalmente de fibras musculares dispostas longitudinalmente e a camada média em um arranjo circular ou espiral. Na porção média passam os grandes vasos sanguíneos que irrigam o órgão. Durante a gravidez, o miométrio cresce bastante devido ao aumento do número de células musculares lisas (hiperplasia) e ao aumento do tamanho dessas células (hipertrofia). Nesse período, muitas dessas células começam a produzir proteínas e colágeno, o que aumenta bastante a quantidade de colágeno no útero. Após a gravidez, algumas células musculares se degradam, outras diminuem de tamanho, e o colágeno é degradado. Como resultado, o útero volta a seu tamanho original aproximado.
- Perimétrio: Camada delgada e mais externa que pode tanto ser formada por mesotélio e tecido conjuntivo, dependendo da porção do órgão, quanto por uma adventícia de tecido conjuntivo sem revestimento de mesotélio.