Epitélios pseudoestratificado

Nessa lâmina de traqueia em HE, pode-se observar o epitélio pseudoestratificado ciliado simples. Além disso, é possível perceber pelo esquema acima, que os núcleos possuem alturas diferentes, dando a impressão de ter várias camadas, por isso ele é chamado de pseudoestratificado. Há também as células caliciformes, responsáveis pela produção de muco.

Nesse desenho didático de uma célula caliciforme, é possível identificar as principais estruturas dela: os grânulos de secreção, o complexo de golgi, o núcleo e as mitocôndrias. 
Na lâmina em HE, como visto na lâmina acima, a célula caliciforme é vista como uma região mais branca entre as células epiteliais com o núcleo na parte mais inferior, uma vez que os grânulos de secreção não são corados por HE, apenas o núcleo.

Nessa outra lâmina de traqueia em HE com um maior aumento (40x), pode-se observar o epitélio pseudoestratificado ciliado simples (1). Nessa imagem, é possível identificar melhor os cílios (a) presentes no epitélio pseudoestratificado da traqueia. Logo abaixo do tecido epitelial, há o tecido conjuntivo frouxo (2), pericôndrio (3) e a cartilagem (4).