Tecido Ósseo
O tecido ósseo pode ser dividido em compacto (denso) e esponjoso (trabecular). Ao seccionar um osso, é possível observar dois tipos estruturais distintos: uma camada externa densa e compacta, conhecida como osso compacto, e uma rede interna que se assemelha a uma esponja, composta por trabéculas (finas espículas interconectadas de tecido ósseo), chamada de osso esponjoso.
Os ossos são revestidos pelo periósteo, uma camada de tecido conjuntivo denso fibroso que contém células osteoprogenitoras. Em ossos que estão em crescimento ativo, o periósteo é composto por uma camada externa fibrosa, que se assemelha a outros tecidos conjuntivos densos, e uma camada interna mais celular, que abriga as células osteoprogenitoras.
Na caixa de lâminas do CCB – UFSC, o tecido ósseo pode ser estudado nas lâminas:
– Lâmina 13 – Osso esponjoso (HE)
– Lâmina 15 – Osso compacto (desgaste)

Nessa imagem de um osso compacto, obtida pelo método de desgaste, pode-se observar um ósteon (sistema de Havers), delimitado pela circunferência preta, que contém o canal de Havers, a lacuna com osteócito dentro e lamelas concêntricas.

Nessa outra imagem de um osso compacto, pode-se observar, além das mesmas estruturas da imagem anterior, o canal de Volkmann, que é uma comunicação perpendicular entre os canais de Havers.

Nessa imagem em um aumento de 40x, é possível identificar com uma melhor resolução a lacuna (1) com o osteócito dentro. Essa célula emite projeções citoplasmáticas chamadas de canalículos (a) e esses canalículos de cada lacuna se comunicam com os canalículos das lacunas vizinhas.

Nessa lâmina de um osso esponjoso, com aumento de 10x, é possível ter uma visão geral de um osso esponjoso com suas trabéculas ósseas (2). Na periferia do osso esponjoso, pode-se observar o tecido conjuntivo (1) e nas cavidades entre as trabéculas é possível ver alguns vasos sanguíneos (3).

Nessa imagem de osso esponjoso com um maior aumento (20x), pode-se identificar melhor os tipos de células que compõem esse tecido. Pode-se identificar os osteócitos que estão dentro das trabéculas ósseas, os osteoblastos e o osteoclastos que ficam localizados em sua periferia. Os osteoblastos secretem uma matriz óssea chamada de osteoide; já os osteoclastos reabsorvem a matriz óssea. Os osteoclastos são facilmente identificados, pois são células grandes multinucleadas, conforme visto na imagem acima.