Tecido Cartilaginoso

A cartilagem é um tecido avascular, composto por condrócitos e uma rica matriz extracelular. Esses condrócitos desempenham um papel fundamental na criação e na preservação dessa matriz, a qual é densa e resistente, porém um pouco flexível, conferindo-lhe elasticidade. Sem uma rede vascular própria, a cartilagem depende da composição da matriz para a sobrevivência dos condrócitos, essa composição da matriz permite a difusão eficaz de nutrientes do tecido conjuntivo ao redor.

O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo especializado, caracterizado por sua matriz extracelular firme, mas flexível, que fornece suporte estrutural a várias partes do corpo. Este tecido é avascular, ou seja, não possui vasos sanguíneos próprios, e os nutrientes e oxigênio alcançam as células cartilaginosas por difusão a partir de tecidos circundantes. A cartilagem é fundamental para o desenvolvimento esquelético, a amortização de articulações e a formação de estruturas como o nariz e a orelha. A principal célula desse tecido são os condrócitos e eles desempenham um papel fundamental na criação e na preservação dessa matriz. Além disso, a matriz extracelular é rica em glicosaminoglicanos (GAGs) e proteoglicanos.

Tipos de Tecido Cartilaginoso

As cartilagens podem ser subdividas em 3 tipos, hialina (a mais comum), elástica e fibrocartilagem. A seguir, pode-se analisar na tabela as principais diferenças entre elas.

Para melhor compreender as imagens histológicas a seguir, é importante entender que os condrócitos são responsáveis pela produção da matriz extracelular e o espaço que cada condrócito ocupa é chamado de lacuna, em algumas lâminas é possível identificar a capsula, que é uma região que se cora mais intensamente ao redor da lacuna. O pericôndrio, por sua vez, é uma camada de tecido conjuntivo, com fibroblastos em seu interior, que envolve a cartilagem, funcionando como a fonte de novos condrócitos durante o crescimento aposicional da cartilagem. Além disso, dentro do pericôndrio ainda há algumas células, chamadas de condroblastos, com o núcleo mais alongado e citoplasma pouco distinto.

Nessa imagem de uma lâmina histológica da traqueia, é possível identificar os diferentes tecidos e seus componentes. Pode-se observar o tecido conjuntivo (1) que envolve o tecido cartilaginoso e uma de suas funções é fornecer nutrientes para este tecido. Além disso, pode-se ver o pericôndrio (2) revestindo a cartilagem hialina (3) da traqueia.

 

Nesta imagem, pode-se identificar as diferentes células que compõem o pericôndrio e a cartilagem. No pericôndrio há os fibroblastos e os condroblastos, que são basicamente condrócitos mais “jovens”. Dentro da cartilagem, é possível identificar os condrócitos, responsáveis pela produção de matriz.

Por fim, nesta lâmina é possível observar que os condrócitos ficam dentro de lacunas na cartilagem. As lacunas são envolvidas por uma região que se cora mais intensamente, chamada de cápsula.