Tecido Adiposo

O tecido adiposo é um tecido conjuntivo especializado, composto por células de armazenamento de triglicerídeos, chamadas adipócitos e está amplamente distribuído pelo corpo, variando em quantidade entre cada indivíduo. Os adipócitos quebram os triglicerídeos e, quando o gasto de energia é maior que a ingestão, liberam ácidos graxos na circulação. Além do armazenamento de gordura, esse tecido também desempenha funções importantes na proteção mecânica, isolamento térmico e na regulação do metabolismo.

Características do Tecido Adiposo

  • Vascularizado: Contém uma rede extensa de vasos sanguíneos, necessária para o transporte de lipídios e hormônios.
  • Isolamento e Proteção: Atua como uma camada isolante para reduzir a perda de calor e protege órgãos vitais contra impactos físicos.

Tipos de Tecido Adiposo

Existem dois tipos de tecido adiposo: o tecido adiposo branco e o tecido adiposo marrom. O tecido adiposo branco é o mais comum e abundante, com adipócitos grandes que contêm um único grande vacúolo de gordura na forma de triglicerídeos. Quando corado e observado ao microscópio, o tecido adiposo branco se assemelha a uma malha. Já o tecido adiposo marrom, por outro lado, é composto por células menores, com citoplasma cheio de numerosas vesículas. Ele é ricamente vascularizado e encontrado em recém-nascidos, ajudando na manutenção da temperatura corporal.

Na caixa de lâminas do CCB – UFSC, o tecido adiposo pode ser estudado nas lâminas:
– Lâmina 18 – Língua (H.E.)

Nessa lâmina da língua, é possível observar os adipócitos entre as fibras de células musculares estriadas esqueléticas. Perceba que o núcleo (seta amarela) dos adipócitos são periféricos e no centro há gordura (região amarelada e “*”) sob a forma de triglicerídeos. Como a gordura não é corada pelo método de H.E., ela fica “branca” na lâmina.

Lâmina da língua em um maior aumento.