Tecido Epitelial
O tecido epitelial é um dos quatro tipos principais de tecidos do corpo humano, desempenhando funções essenciais de proteção, absorção, secreção, excreção e troca de substâncias. Ele reveste superfícies internas e externas do corpo, formando a camada mais externa da pele, bem como o revestimento de órgãos, vasos sanguíneos e cavidades corporais.
Características do Tecido Epitelial
O tecido epitelial possui algumas características marcantes:
- Alta Densidade Celular: as células epiteliais estão intimamente justapostas, com pouca ou nenhuma matriz extracelular.
- Avascularidade: o tecido epitelial não possui vasos sanguíneos; os nutrientes e oxigênio são obtidos por difusão a partir dos tecidos subjacentes.
- Capacidade de Regeneração: possuem alta capacidade de regeneração devido à presença de células-tronco na camada basal, permitindo rápida reposição celular.
Classificação do Tecido Epitelial
O tecido epitelial pode ser classificado com base na forma das células e na disposição das camadas celulares. Quando as células formam uma única camada, o epitélio é denominado simples; quando formam várias camadas, é chamado de estratificado. As células são descritas como pavimentosas quando são mais largas do que altas; cuboides, quando têm altura e largura aproximadamente iguais; e colunares, quando são mais altas do que largas. Por fim, o epitélio pseudoestratificado é caracterizado por uma camada de células em que o núcleo de cada célula está em nível diferente, aparentando ser várias camadas de células.
- Quanto ao número de camadas celulares:
- Epitélio Simples: formado por uma única camada de células, especializado em absorção, secreção, e troca de substâncias. Exemplos: epitélio pavimentoso simples (alvéolos pulmonares), epitélio cúbico simples (túbulos renais), epitélio cilíndrico simples (intestino).
- Epitélio Estratificado: composto por múltiplas camadas de células, fornecendo proteção contra atritos e desgaste. Exemplos: epitélio pavimentoso estratificado (epiderme da pele), epitélio de transição (bexiga urinária).
- Quanto à forma das células:
- Pavimentoso (Escamoso): células achatadas e irregulares, encontradas em superfícies onde a troca rápida de substâncias é necessária.
- Cúbico: células de formato cúbico, especializadas em secreção e absorção.
- Cilíndrico: células alongadas, com funções de absorção e secreção, frequentemente encontradas no revestimento do trato digestivo.
- De Transição: células que mudam de forma em resposta à distensão, como na bexiga urinária.
Desse modo, o tecido epitelial nesse atlas histológico foi subdividido em:
- Epitélios simples pavimentoso, cúbico e colunar
- Epitélios pseudoestratificado
- Epitélios estratificados
Lâminas em que o tecido epitelial pode ser bem estudado:
– Lâmina 04 – Traqueia (HE) – Epitélio pseudoestratificado
– Lâmina 05 – Bexiga (HE) – Epitélio de transição
– Lâmina 07 – Pele (HE) ou – Epitélio escamoso estratificado
– Lâmina 08 – Pele (Mallory) – Epitélio escamoso estratificado
– Lâmina 30 – Intestino Delgado (HE) – Epitélio cilíndrico simples